
Desenvolvimento Mobile Android - Módulo 2
A matrícula nesse curso é apenas por convite
Plano de ensino
Curso: Desenvolvimento Mobile Android – Módulo 2
Instrutor: André Luiz Toyama Carneiro
Objetivo geral: Proporcionar o aprendizado do setor de desenvolvimento de aplicativos para Android. O módulo tem como objetivo aprender a utilizar componentes de nível intermediário e introduzir informações básicas sobre a plataforma Flutter para desenvolvimento Android.
Nível: Intermediário
Tipo do Curso: Teórico-prático
Modalidade de Ensino: Online - Zoom
Público Alvo: colaboradores da Flextronics e FIT- Instituto de Tecnologia que possuem interesse em tecnologias e desenvolvimento mobile ou profissionais na área de desenvolvimento de software que queiram expandir seus conhecimentos.
Requisitos mínimos: o aluno deve possuir conhecimentos em Lógica de Programação e ter realizado o curso “Desenvolvimento Mobile Android – Módulo 1” para conseguir desenvolver as atividades práticas.
Duração total do curso e distribuição da carga horária: o curso possui 30 horas totais distribuídas em 3 horas por dia de aula, com ensinos teóricos e práticos.
Quantidade de vagas: máximo 20 alunos.
Ementa:
Abaixo a lista com os tópicos a serem desenvolvidos no curso:
1. Apresentações
- Apresentação do curso em geral com explicação sobre os objetivos e pontos de aprendizado
- Apresentação do instrutor, com experiência e exemplos de projetos de mercado
2. Revisão geral do módulo 1
- Revisão dos principais pontos abordados no módulo anterior
3. Componentes para desenvolver aplicativos
- Programação na prática do componente ImageView
- Programação na prática para acessar a galeria de fotos e Câmera
- Programação na prática do componente Spinner
- Programação na prática do componente NumberPicker
- Programação na prática do componente DatePicker
- Programação na prática do componente TimePicker
- Programação na prática do componente ListView
- Programação na prática do componente RecyclerView
4. Introdução ao Flutter
- História da linguagem Flutter
- Arquitetura
- Aplicativos Híbridos vs Multiplataforma vs Nativo
- IDE
- Processo de instalação do flutter
- Hello World!
- Estrutura de arquivos
5. Linguagem de programação Dart
- História da linguagem Dart
- Tipos de variáveis
- Controle de Fluxo
- Revisão dos conceitos de orientação à objetos
- Conceito de herança, métodos e variáveis
- Programação na prática em Dart criando as classes com variáveis e métodos
6. Layout
- Declarative UI
- Widgets
- Ciclo de vida Stateless e Stateful
- Navegação
- Layout
- Material
7. Widgets para desenvolver aplicativos em Flutter
- Widgets Tree
- Programação na prática do widget Text
- Programação na prática do widget RichText
- Programação na prática do MaterialApp e Scaffold
- Programação na prática do widget TextField
- Programação na prática do widget TextButton
- Programação na prática do widget ElevatedButton
- Programação na prática do widget OutlineButton
- Programação na prática do widget IconButton
- Programação na prática do widget FloatButtonAction
- Programação na prática do widget TextForm
- Programação na prática do widget Checkbox
- Navegação no Flutter
- Programação na prática do widget Switch
- Programação na prática do widget Slider
- Programação na prática do widget DropdownButton
Instrumentos:
O aluno deverá providenciar:
· Computador com Windows/Mac/Linux com a plataforma ZOOM instalada para assistir as aulas;
· Desejável ter um celular Android com cabo USB para conectar no computador.
O FIT providenciará:
· A criação do link do zoom e o envio por e-mail aos alunos inscritos;
· Permissão de instalação de softwares no computador para a instalação e configuração da plataforma Flutter que será realizado durante o curso.
Metodologia: Metodologia Ativa (MA) com Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), utilizando exemplos e conceitos teórico-prático sobre o universo do desenvolvimento de aplicativos mobile.
Processo Avaliativo: exercícios práticos, podendo ser verificado o resultado pelo próprio aluno. Os exercícios práticos têm objetivos e podem ser validados através da execução dos softwares criados em aula enviando evidencias na plataforma.
Bibliografia básica:
-
FILIPE, ALEX (2021), startActivityForResult deprecated no Android, e agora?. Disponível em: <https://dev.to/alexfelipe/startactivityforresult-deprecated-no-android-e-agora-3cl7>. Acessado em: Fevereiro 2022.
- GOOGLE (2020), Tirar Fotos. Disponível em: <https://developer.android.com/training/camera/photobasics?hl=pt-br>. Acessado em: Fevereiro 2022.
- CORDEIRO, FILIPE (2021), ListViews: Aprenda, Entenda e Use sem Moderação. Disponível em: <https://www.androidpro.com.br/blog/desenvolvimento-android/listviews/>. Acessado em: Fevereiro 2022.
- GUERRA, ANA (2021), RecyclerView - Android em Kotlin. Disponível em: <https://www.dio.me/articles/recyclerview-android-em-kotlin>. Acessado em: Fevereiro 2022.
- FLUTTER PARA INICIANTES (2020), O que é o Flutter?. Disponível em: <https://www.flutterparainiciantes.com.br/o-que-e-flutter>. Acessado em: Fevereiro 2022.
- WIKIPEDIA (2021), Flutter. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Flutter>. Acessado em: Fevereiro 2022.
- DIGITAL HOUSE (2021), Introdução ao Flutter: como funciona o framework e sua linguagem Dart. Disponível em: <https://www.digitalhouse.com/br/blog/o-que-e-flutter-e-como-funciona>. Acessado em: Fevereiro 2022.
- ANDRADE, ANA PAULA DE (2021), O que é Flutter?. Disponível em: <https://www.treinaweb.com.br/blog/o-que-e-flutter>. Acessado em: Fevereiro 2022.
- LIMA, RAI (2021), Flutter em 2021: Arquitetura. Disponível em: <https://www.dio.me/articles/flutter-em-2021-parte-1-arquitetura>. Acessado em: Fevereiro 2022.
- FLUTTER PARA INICIANTES (2020), Arquitetura. Disponível em: <https://www.flutterparainiciantes.com.br/arquitetura>. Acessado em: Fevereiro 2022.
- WIKIPEDIA (2021), Dart (linguagem de programação). Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Dart_(linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o)>. Acessado em: Fevereiro 2022.
- Devmedia (2019), Sintaxe Dart: Tipos (não tão) primitivos. Disponível em: <https://www.devmedia.com.br/sintaxe-dart-tipos-nao-tao-primitivos/40368>. Acessado em: Fevereiro 2022.
- WESLLEY NEPOMUCENO DE MEDEIROS (2013). Utilizando ImageView no Android. Disponível em: <https://www.devmedia.com.br/utilizando-imageview-no-android/27783>. Acessado em: Fevereiro 2022.