Pular para o conteúdo principal

Desenvolvimento Mobile Android - Módulo 2
A matrícula nesse curso é apenas por convite

O módulo tem como objetivo aprender a utilizar componentes de nível intermediário e introduzir informações básicas sobre a plataforma Flutter para desenvolvimento Android
A matrícula nesse curso é apenas por convite

Plano de ensino

Curso: Desenvolvimento Mobile Android – Módulo 2

Instrutor: André Luiz Toyama Carneiro

Objetivo geralProporcionar o aprendizado do setor de desenvolvimento de aplicativos para Android. O módulo tem como objetivo aprender a utilizar componentes de nível intermediário e introduzir informações básicas sobre a plataforma Flutter para desenvolvimento Android.  

Nível: Intermediário

Tipo do CursoTeórico-prático

Modalidade de Ensino: Online - Zoom

Público Alvocolaboradores da Flextronics e FIT- Instituto de Tecnologia que possuem interesse em tecnologias e desenvolvimento mobile ou profissionais na área de desenvolvimento de software que queiram expandir seus conhecimentos.

Requisitos mínimoso aluno deve possuir conhecimentos em Lógica de Programação e ter realizado o curso “Desenvolvimento Mobile Android – Módulo 1” para conseguir desenvolver as atividades práticas.

Duração total do curso e distribuição da carga horáriao curso possui 30 horas totais distribuídas em 3 horas por dia de aula, com ensinos teóricos e práticos. 

Quantidade de vagasmáximo 20 alunos.

Ementa

    Abaixo a lista com os tópicos a serem desenvolvidos no curso:

      1. Apresentações

      • Apresentação do curso em geral com explicação sobre os objetivos e pontos de aprendizado
      • Apresentação do instrutor, com experiência e exemplos de projetos de mercado

        2. Revisão geral do módulo 1

        • Revisão dos principais pontos abordados no módulo anterior

          3. Componentes para desenvolver aplicativos

          • Programação na prática do componente ImageView
          • Programação na prática para acessar a galeria de fotos e Câmera
          • Programação na prática do componente Spinner
          • Programação na prática do componente NumberPicker
          • Programação na prática do componente DatePicker
          • Programação na prática do componente TimePicker
          • Programação na prática do componente ListView
          • Programação na prática do componente RecyclerView

            4. Introdução ao Flutter

            • História da linguagem Flutter
            • Arquitetura
            • Aplicativos Híbridos vs Multiplataforma vs Nativo
            • IDE
            • Processo de instalação do flutter
            • Hello World!
            • Estrutura de arquivos

              5. Linguagem de programação Dart

              • História da linguagem Dart
              • Tipos de variáveis
              • Controle de Fluxo
              • Revisão dos conceitos de orientação à objetos
              • Conceito de herança, métodos e variáveis
              • Programação na prática em Dart criando as classes com variáveis e métodos

                6. Layout

                • Declarative UI
                • Widgets
                • Ciclo de vida Stateless e Stateful
                • Navegação
                • Layout
                • Material

                  7. Widgets para desenvolver aplicativos em Flutter

                  • Widgets Tree
                  • Programação na prática do widget Text
                  • Programação na prática do widget RichText
                  • Programação na prática do MaterialApp e Scaffold
                  • Programação na prática do widget TextField
                  • Programação na prática do widget TextButton
                  • Programação na prática do widget ElevatedButton
                  • Programação na prática do widget OutlineButton
                  • Programação na prática do widget IconButton
                  • Programação na prática do widget FloatButtonAction
                  • Programação na prática do widget TextForm
                  • Programação na prática do widget Checkbox
                  • Navegação no Flutter
                  • Programação na prática do widget Switch
                  • Programação na prática do widget Slider
                  • Programação na prática do widget DropdownButton

                  Instrumentos

                  O aluno deverá providenciar:

                  ·         Computador com Windows/Mac/Linux com a plataforma ZOOM instalada para assistir as aulas;

                  ·         Desejável ter um celular Android com cabo USB para conectar no computador.

                   

                   

                  O FIT providenciará:

                  ·         A criação do link do zoom e o envio por e-mail aos alunos inscritos;

                  ·         Permissão de instalação de softwares no computador para a instalação e configuração da plataforma Flutter que será realizado durante o curso.

                  MetodologiaMetodologia Ativa (MA) com Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), utilizando exemplos e conceitos teórico-prático sobre o universo do desenvolvimento de aplicativos mobile.

                  Processo Avaliativoexercícios práticos, podendo ser verificado o resultado pelo próprio aluno. Os exercícios práticos têm objetivos e podem ser validados através da execução dos softwares criados em aula enviando evidencias na plataforma.

                  Bibliografia básica:

                  A matrícula nesse curso é apenas por convite