Pular para o conteúdo principal

Automação Industrial

Plano de ensino

Curso: Automação Industrial 

Instrutor: Estêvão dos Santos/Renan Abud

Objetivo geralproporcionar o aprendizado de ferramentas de programação de automação, baseados em controlador lógico programável (CLP), sistemas de segurança e IHM.

Nível: Básico

Tipo do CursoTeórico-prático

Modalidade de Ensino:  Presencial

Público Alvocolaboradores da Flextronics e FIT- Instituto de Tecnologia

Requisitos mínimosEnsino médio, conhecimento em lógica de programação e estrutura de software.

Duração total do curso e distribuição da carga horária20 horas totais, divididas em: 4 horas por dia, durante cinco dias, divididas entre teoria e prática.

Quantidade de vagasmáximo 10 alunos

*Por conta da situação de saúde do país, os dois primeiros dias de aulas poderão acontecer online (via zoom), avisaremos no processo de inscrição ou por e-mail. O link do zoom será enviado por e-mail.

Ementa

    1.Introdução

      2.Apresentação de Controladores Lógicos programáveis

        3.CLPs Siemens

          4.Software de programação

            5.Iniciando a programação do CLP

              6.Redes de comunicação Industrial

                7.Programação em Texto Estruturado

                  8.Programação de interface IHM

                    9.Tecnologia de sensores industriais

                      10.Exercícios

                        Instrumentos

                        Para as aulas presenciais o FIT Disponibilizará para uso no local:

                        • Softwares: TIA PORTAL V14, CODESYS 3 e PROXYS, que serão fornecidos aos alunos durante o treinamento presencial, para programação de processos, conforme orientações do instrutor após inscrição no curso.
                        • Computador com Windows 7 ou superior, CPU de 1.6GHZ ou mais, 1Gb de memória RAM, 5GB de espaço livre no HD, fornecido aos alunos pelo FIT.
                        • CLP Siemens S7 1200 com expansão de I/O.

                        MetodologiaMetodologia Ativa, por meio do método de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que destaca as atividades de projeto e a aplicação das habilidades, onde os alunos aprendam por meio de desafios.

                        Processo AvaliativoAvaliação do conhecimento adquirido pelo aluno sobre os conteúdos do curso (exercícios em aulas e avaliação final); Atividade desafio para aprofundamento do conteúdo; Auto avaliação do aluno sobre seu aprendizado e avaliação do curso.

                        Bibliografia básica:

                        • Manual TIA portal V14;

                        Inscrever-se