Pular para o conteúdo principal

Integração de Sistemas Industriais
Matrículas encerradas

Matrículas encerradas

Plano de ensino

Curso: Integração de sistemas industriais - Módulo 6

Instrutor: Guido Machado e Isaías Valente de Bessa.

Objetivo geralProporcionar ao aluno a capacidade de resolução de problemas sequenciais utilizando programação Ladder e permitir o acionamento de dispositivos eletrônicos como inversores e servo drives.

Nível: Intermediário 

Tipo do CursoTeórico-prático

Modalidade de Ensino:  Presencial

Público Alvo: colaboradores da Flex de Manaus e comunidade.

Requisitos mínimos: Ensino Médio completo e conhecimentos de informática básica, ter obtido aprovação no Módulo 5 – Controladores Industriais. 

Datas e horário da realização do curso: de acordo com o calendário do Fit Tech Academy. 

Duração total do curso e distribuição da carga horária: 30 horas totais, sendo 3h por dia, durante 10 dias (exceto sábado, domingo e feriados).

Quantidade de vagas: máximo 20 alunos. 

Ementa

1. Cadeia estacionária

1.1. Definições e regras

1.2. Aplicações

2. Atuadores elétricos

2.1. Inversores de frequência

2.2. Acionamento de motores trifásico utilizando redes industriais

2.3. Servomotores

2.4. Acionamento de servomotores por meio de chave eletrônica

Instrumentos

Responsabilidade do aluno: os alunos deverão levar para as aulas caderno e caneta para realizar eventuais anotações. 

Responsabilidade do FIT: Multímetro, Computadores com software MELSOFT GX Works3, bancadas didáticas com Controlador Lógico Programável (FX5U-32MT/ESS), alicate de corte, jogo de chaves de fenda e Philips disponibilizado durante as aulas no Fit.

Metodologia: Metodologia Ativa, por meio do método de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que destaca as atividades de projeto e a aplicação das habilidades, onde os alunos aprendam por meio de desafios. Aulas teóricas, atividades práticas e exercícios de fixação para verificação do aprendizado. 

Processo Avaliativo: Exercícios teóricos e atividades práticas realizados  em sala de aula por meio da plataforma virtual de aprendizagem do FIT – EDX, onde os alunos deverão entregar 50% de todas as atividades e obter presença mínima de 50% até o final do módulo.

Bibliografia básica:

Petruzella, Frank D..Controladores lógicos programáveis, tradução: Romeu Abdo; revisão técnica: Antonio Pertence Júnior. – 4. ed. – Dados eletrônicos. Porto Alegre: AMGH, 2014.

Zancan, Marcos Daniel. Controladores programáveis / Marcos Daniel Zancan. 3. ed. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria: Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, 2011.

Matrículas encerradas