Integração de Sistemas Industriais
Matrículas encerradas
Plano de ensino
Curso: Integração de sistemas industriais - Módulo 6
Instrutor: Guido Machado e Isaías Valente de Bessa.
Objetivo geral: Proporcionar ao aluno a capacidade de resolução de problemas sequenciais utilizando programação Ladder e permitir o acionamento de dispositivos eletrônicos como inversores e servo drives.
Nível: Intermediário
Tipo do Curso: Teórico-prático
Modalidade de Ensino: Presencial
Público Alvo: colaboradores da Flex de Manaus e comunidade.
Requisitos mínimos: Ensino Médio completo e conhecimentos de informática básica, ter obtido aprovação no Módulo 5 – Controladores Industriais.
Datas e horário da realização do curso: de acordo com o calendário do Fit Tech Academy.
Duração total do curso e distribuição da carga horária: 30 horas totais, sendo 3h por dia, durante 10 dias (exceto sábado, domingo e feriados).
Quantidade de vagas: máximo 20 alunos.
Ementa:
1. Cadeia estacionária
1.1. Definições e regras
1.2. Aplicações
2. Atuadores elétricos
2.1. Inversores de frequência
2.2. Acionamento de motores trifásico utilizando redes industriais
2.3. Servomotores
2.4. Acionamento de servomotores por meio de chave eletrônica
Instrumentos:
Responsabilidade do aluno: os alunos deverão levar para as aulas caderno e caneta para realizar eventuais anotações.
Responsabilidade do FIT: Multímetro, Computadores com software MELSOFT GX Works3, bancadas didáticas com Controlador Lógico Programável (FX5U-32MT/ESS), alicate de corte, jogo de chaves de fenda e Philips disponibilizado durante as aulas no Fit.
Metodologia: Metodologia Ativa, por meio do método de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que destaca as atividades de projeto e a aplicação das habilidades, onde os alunos aprendam por meio de desafios. Aulas teóricas, atividades práticas e exercícios de fixação para verificação do aprendizado.
Processo Avaliativo: Exercícios teóricos e atividades práticas realizados em sala de aula por meio da plataforma virtual de aprendizagem do FIT – EDX, onde os alunos deverão entregar 50% de todas as atividades e obter presença mínima de 50% até o final do módulo.
Bibliografia básica:
Petruzella, Frank D..Controladores lógicos programáveis, tradução: Romeu Abdo; revisão técnica: Antonio Pertence Júnior. – 4. ed. – Dados eletrônicos. Porto Alegre: AMGH, 2014.
Zancan, Marcos Daniel. Controladores programáveis / Marcos Daniel Zancan. 3. ed. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria: Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, 2011.