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Desenvolvimento Mobile iOS – Módulo 2
A matrícula nesse curso é apenas por convite

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Plano de ensino

Curso: Desenvolvimento Mobile iOS – Módulo 2

Instrutor: André Luiz Toyama Carneiro

Objetivo geral

Proporcionar o aprendizado do setor de desenvolvimento de aplicativos para iOS. O módulo tem como objetivo aprender a utilizar componentes de nível intermediário e introduzir informações básicas sobre a plataforma Flutter para desenvolvimento iOS.

Nível: Básico

Tipo do CursoTeórico-prático

Modalidade de Ensino: Online - Zoom

Público Alvo:colaboradores da Flextronics e FIT- Instituto de Tecnologia que possuem interesse em tecnologias e desenvolvimento mobile ou profissionais na área de desenvolvimento de software que queiram expandir seus conhecimentos.

Requisitos mínimosconhecimentos em Lógica de Programação e ter realizado o curso “Desenvolvimento Mobile iOS – Módulo 1” para conseguir desenvolver as atividades práticas.

Duração total do curso e distribuição da carga horáriao curso está com carga total de 30 horas distribuídos em 3 horas por dia de aula, com ensinos teóricos e práticos. 

Quantidade de vagas: Até 20 alunos.

Ementa

    Abaixo a lista com os tópicos a serem desenvolvidos no curso:

    1.    Apresentações

    • Apresentação do curso em geral com explicação sobre os objetivos e pontos de aprendizado
    • Apresentação do instrutor, com experiência e exemplos de projetos de mercado

    2. Revisão geral do módulo 1

    • Revisão dos principais pontos abordados no módulo anterior

    3. Componentes para desenvolver aplicativos

    • Programação na prática do componente ImageView
    • Programação na prática para acessar a galeria de fotos e Câmera
    • Programação na prática do componente Picker
    • Programação na prática do componente DatePicker
    • Programação na prática do componente ScrollView
    • Programação na prática do componente TableView

    4.    Introdução ao Flutter

    • História da linguagem Flutter
    • Arquitetura
    • Aplicativos Híbridos vs Multiplataforma vs Nativo
    • IDE
    • Processo de instalação do flutter
    • Hello World!
    • Estrutura de arquivos

    5.    Linguagens de programação Dart

    • História da linguagem Dart
    • Tipos de variáveis
    • Controle de Fluxo
    • Revisão dos conceitos de orientação à objetos
    • Conceito de herença. métodos e variáveis
    • Programação na prática em Dart criando as classes com variáveis e métodos

    6.    Layout

    • Declarative UI
    • Widgets
    • Ciclo de vida Stateless e Stateful
    • Navegação
    • Layout
    • Material

    7 - Widgets para desenvolver aplicativos em Flutter

    • Widgets Tree
    • Programação na prática do widget Text
    • Programação na prática do widget RichText
    • Programação na prática do MaterialApp e Scaffold
    • Programação na prática do widget TextField
    • Programação na prática do widget TextButton
    • Programação na prática do widget ElevatedButton
    • Programação na prática do widget OutlineButton
    • Programação na prática do widget IconButton
    • Programação na prática do widget FloatButtonAction
    • Programação na prática do widget TextForm
    • Programação na prática do widget Checkbox
    • Navegação no Flutter
    • Programação na prática do widget Switch
    • Programação na prática do widget Slider
    • Programação na prática do widget DropdownButton

    Instrumentos

    O aluno deverá providenciar:

    • Computador com Windows/Mac/Linux com a plataforma ZOOM instalada para assistir as aulas;
    • Desejável ter um computador com sistema operacional macOS e Xcode studio instalado.
    • Desejável ter um celular iPhone com cabo USB para conectar no computador 

    O FIT providenciará:

    • A criação do link do zoom e o envio por e-mail aos alunos inscritos;
    • Permissão de instalação de softwares no computador para a instalação e configuração da plataforma Flutter que será realizado durante o curso.

    MetodologiaMetodologia Ativa (MA) com Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), utilizando exemplos e conceitos teórico-prático sobre o universo do desenvolvimento de aplicativos mobile.

    Processo Avaliativoexercícios práticos, podendo ser verificado o resultado pelo próprio aluno. Os exercícios práticos têm objetivos e podem ser validados através da execução dos softwares criados em aula enviando evidências na plataforma.

    Bibliografia básica:

    A matrícula nesse curso é apenas por convite