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Desenvolvimento Mobile Android – Módulo 3
A matrícula nesse curso é apenas por convite

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Plano de ensino

Curso: Desenvolvimento Mobile Android – Módulo 3

Instrutor: André Luiz Toyama Carneiro

Objetivo geralProporcionar o aprendizado do setor de desenvolvimento de aplicativos para Android. O módulo visa utilizar componentes de nível intermediário e avançado da plataforma Flutter para desenvolvimento de Android.  

Nível: Avançado

Tipo do CursoTeórico-prático

Modalidade de Ensino: Online - Zoom

Público Alvocolaboradores da Flextronics e FIT- Instituto de Tecnologia que possuem interesse em tecnologias e desenvolvimento mobile ou profissionais na área de desenvolvimento de software que queiram expandir seus conhecimentos.

Requisitos mínimoso aluno deve possuir conhecimentos em Lógica de Programação; ter realizado o curso “Desenvolvimento Mobile Android – Módulo 2” para conseguir desenvolver as atividades práticas.

Duração total do curso e distribuição da carga horáriao curso está com carga total de 20 horas distribuídos em 3 horas por dia de aula e apenas 2 horas na última aula, com ensinos teóricos e práticos. 

Quantidade de vagasmáximo 25 alunos.

Ementa

    Abaixo a lista com os tópicos a serem desenvolvidos no curso:

      1.    Apresentações

      ·         Apresentação do curso em geral com explicação sobre os objetivos e pontos de aprendizado

      ·         Apresentação do instrutor, com experiência e exemplos de projetos de mercado

      2.    Revisão geral do módulo 2

      ·         Revisão dos principais pontos abordados no módulo anterior

      3.    Componente Câmera

      ·         Abrir imagem da galeria

      ·         Tirar foto

      ·         Salvar imagem

      4.    Gravando e exibindo vídeo

      ·         Abrir a câmera e gravar um vídeo

      ·         Acessando a galeria de vídeos

      ·         Exibindo um vídeo na tela

      5.    Informações Geolocalizadas

      ·         O que são coordenadas GPS

      ·         Funcionamento da localização GPS

      ·         Configurando na prática o aparelho para permitir uso da geolocalização

      ·         Programação na prática de obter a localização do usuário

      ·         Níveis de precisão da localização e consumo de bateria

      ·         Exemplo de componentes de mapas

      ·         Programando um aplicativo utilizando o componente de mapa

      ·         Conceito de markers

      6.    Acelerômetro e Giroscópio

      ·         Conceito e funcionamento de acelerômetro e giroscópio

      ·         Programação do acelerômetro e giroscópio

      7.    Aplicativos dinâmicos

      ·         Conceito e arquitetura dos aplicativos dinâmicos

      ·         Sistemas de API REST

      ·         Arquivos do tipo JSON

      ·         Programação na prática para solicitar uma requisição rest

      ·         Programação na prática recebendo a resposta do servidor

      8.    Gravar dados com segurança

      ·         Gravar dados locais

      ·         Gravar informações no preferences

      9.    Sistema de push notification

      ·         Conceito e aplicações

      10.  Configurando um aplicativo na loja Playstore

      ·         Acessando o portal de desenvolvedor

      ·         Configurando um aplicativo final no Google

      11.  Conceito de chaves de segurança dos aplicativos

      ·         Conceito das chaves keystore

      12.  Publicação de um aplicativo

      ·         Upload final do arquivo AppBundle

      Instrumentos

      O aluno deverá providenciar:

      ·         Computador com Windows/Mac/Linux com a plataforma ZOOM instalada para assistir as aulas;

      ·         Desejável ter um celular Android com cabo USB para conectar no computador.

       

       

      O FIT providenciará:

      ·         A criação do link do zoom e o envio por e-mail aos alunos inscritos;

      ·         Permissão de instalação de softwares no computador para a instalação e configuração da plataforma Flutter que será realizado durante o curso.

      MetodologiaMetodologia Ativa (MA) com Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), utilizando exemplos e conceitos teórico-prático sobre o universo do desenvolvimento de aplicativos mobile.

      Processo Avaliativoexercícios práticos, podendo ser verificado o resultado pelo próprio aluno. Os exercícios práticos têm objetivos e podem ser validados através da execução dos softwares criados em aula enviando evidencias na plataforma.

      Bibliografia básica:

      A matrícula nesse curso é apenas por convite