
Aplicações em Realidade Aumentada e Virtual (AR & VR)
Plano de ensino
Curso: Aplicações em Realidade Aumentada e Virtual (AR & VR)
Instrutor: Ariel Campos
Objetivo geral: proporcionar o aprendizado sobre realidade aumenta (AR) e realidade virtual (VR) e onde aplicá-las.
Nível: Básico
Tipo do Curso: Teórico-prático
Modalidade de Ensino: Presencial
Público Alvo: colaboradores da Flextronics e FIT- Instituto de Tecnologia que possuem Nível técnico ou superior nas áreas de Engenharia Elétrica, Mecânica, Mecatrônica e/ou tecnólogos.
Requisitos mínimos: ter concluído os seguintes cursos básicos do Fit Tech Academy (FTA): Lógica de programação básica; Desenvolvimento Web; e Programação orientada a objetos com o C# e .NET Core.
Duração total do curso e distribuição da carga horária: 20 horas totais, divididas em 4 horas por dia de aula síncrona via zoom on-line. Das 4 horas teremos 3h30min de aula e 30 minutos de plantão de dúvida.
Quantidade de vagas: mínimo 6 e máximo 15 alunos.
Ementa:
1. Um pouco sobre Realidade Aumentada e Realidade Virtual
1.1. História
1.2. Aplicações
1.3. Dispositivos
1.4. Desafios
2. Primeiros passos com Unity Engine
2.1. Conhecendo Unity Engine
2.2. Configurações iniciais
2.3. Importação de Objetos 3D
2.4. Criação de Mapas e terrenos
2.5. Criando nosso primeiro script
3. Primeiros passos com Vuforia
3.1. Conhecendo Vuforia Engine
3.2. Configurações iniciais
3.3. Configurando target e objeto 3D
3.4. Implementado o aplicativo no dispositivo mobile.
4. Primeiros passos com Realidade Virtual
4.1. Apresentação dos equipamentos
4.2. Instalação dos plugins
4.3. Implementação do projeto no dispositivo Realidade Virtual
Instrumentos:
Responsabilidade do FIT:
· Zoom Meeting como instrumento para desenvolvimento do curso, por meio de reuniões de videoconferência com interações em tempo real.
(Link dos encontros Proporcionado pelo FIT).
· Unity Engine para criação de aplicações de Realidade Aumentada e Realidade Virtual (RA & RV).
· Vuforia Engine para criação de Realidade Aumentada (RA). (Será feito a instalação durante a aula).
· Óculos de realidade virtual.
Responsabilidade do aluno:
· Instalação do Zoom Meeting como instrumento para desenvolvimento do curso, por meio de reuniões de videoconferência com interações em tempo real.
· Instalação do Visual Code para desenvolvimento do código.
Metodologia: Metodologia Ativa, estimulando a participação, interação e cooperação dos alunos, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.
Processo Avaliativo: Lista de exercícios em sala de aula relacionado ao conteúdo teórico e prático de VR/VA. Autoavaliação do aluno e pesquisa de satisfação.
Bibliografia básica:
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Documentação Unity Engine: https://docs.unity3d.com/Manual/index.html
- Documentação Vuforia Engine: https://library.vuforia.com/