
Dimensionamento Fotovoltaico
A matrícula nesse curso é apenas por convite
Plano de ensino
Curso: Dimensionamento Fotovoltaico
Instrutor: Igor Garcia / Nadine Braz
Objetivo geral: Proporcionar o aprendizado de Dimensionamento Fotovoltaico de sistemas conectados a rede, bem como visão geral do panorama do mercado e regulamentação de Energia Elétrica no Brasil.
Nível: Básico
Tipo do Curso: Teórico
Modalidade de Ensino: Online - Zoom e Presencial
Público Alvo: Aberto ao público geral, engenheiros, arquitetos, gestores, profisssionais do mercado de energia e estudantes.
Requisitos mínimos: o aluno deve possuir conhecimentos básicos em computação, como lógica de programação, redes e segurança de aplicações web, visto que o curso abordará os conceitos sobre segurança e sua importância.
Duração total do curso e distribuição da carga horária: 25 horas totais, divididas em: 8horas de aula dividido em dois dias via zoom - on-line ou presencial, 12 horas de projeto (horário livre) e 5 horas de monitoria dividido em dois dias.
Quantidade de vagas: máximo 30 alunos.
Ementa:
Abaixo a lista com os tópicos a serem desenvolvidos no curso:
1. 1.0 Introdução
1.1 Visão Geral.
1.2 Panorama do Mercado.
2.0 Ciclo de Vida
2.1 Avaliação do Ciclo de Vida.
2.2 Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida.
3.0 Componentes
3.1 Componentes básicos.
3.2 Processamento de Energia.
4.0 Regulamentação
4.1 Histórico Regulamentação.
4.2 Caracterização e Procedimentos para Viabilização de Acesso.
4.3 Critérios Técnicos e Operacionais.
4.4 Requisitos do Projeto.
4.5 Sistema de Compensação de Energia Elétrica.
4.6 Exemplos de Faturamento pelo Sistema de Compensação de Energia Elétrica.
4.7 Marco Legal da Geração Distribuída.
5.0 Fundamentos e Geometria Solar
5.1 Radiação Solar.
5.2 Massa de Ar.
5.3 Tipos de Radiação Solar.
5.4 Irradiância.
5.5 Insolação.
5.6 Orientação dos Módulos Fotovoltaicos.
5.7 Ângulo Azimutal.
5.8 Movimentos da Terra.
5.9 Declinação Solar.
5.10 Altura Solar.
5.11 Ângulo de Incidência dos Raios Solares.
5.12 Escolha do Ângulo de Inclinação do Módulo Solar.
6.0 Células e Módulos Fotovoltaicos
6.1 Células Fotovoltaicas
6.1.1 Silício Monocristalino
6.1.2 Silício Policristalino.
6.1.3 Silício Monocristalino vs Silício Policristalino.
6.2 Módulos Fotovoltaicos
6.2.1 Características Construtivas das Células e Módulos Fotovoltaicos.
6.2.2 Circuito Equivalente Ideal.
6.2.3 Características Elétricas de um Módulo.
6.2.4 Fatores que Afetam as Características Elétricas dos Módulos.
6.2.5 Influência da Radiação Solar.
6.2.6 Influência da Temperatura.
6.2.7 Conexão de Módulos em Série.
6.2.8 Conexão de Módulos em Paralelo.
6.2.9 Efeito Mismatch.
7.0 Inversores
7.1 Inversores para conexão à rede.
7.2 Rastreamento do Ponto de Máxima Potência (MPPT).
7.3 Chave de desconexão de corrente contínua.
7.4 Proteção contra corrente de fuga.
7.5 Detecção de Ilhamento e Reconexão Automática.
7.6 Isolação com Transformador.
7.7 Configurações de Inversores para SFCRs.
7.8 Inversores Centrais.
7.9 Inversores String.
7.10 Inversores Multstring.
7.11 Inversores com módulos CA.
8.0 Projeto de um Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede
8.1 Definição da Localização.
8.2 Dimensionamento do Gerador Fotovoltaico.
8.3 Exemplo.
Instrumentos: Em casos de treinamento on-line, será utilizado zoom meeting como instrumento para desenvolvimento do curso, por meio de reuniões de videoconferência com interações em tempo real. Para treinamento presencial, será utilizado computador e projetor como meios de apresentação do conteúdo.
Responsabilidade/Disponibilizados pelo FIT: criação dos links do Zoom Meeting como instrumento paradesenvolvimento do curso, por meio de reuniões de videoconferência com interações em tempo real.
Responsabilidade do aluno: é responsabilidade do aluno prover de computador comacesso a internet para acessar o conteúdo do cursoe instalação do Zoom Meeting gratuito.
Metodologia: Metodologia Ativa, no qual ocorre o estímulo no processo ensino-aprendizagem através do uso da ABP (Aprendizagem baseada em projetos).
Processo avaliativo: Avaliação do conhecimento adquirido pelo aluno sobre os conteúdos do curso através de um projeto aplicado no fim do curso.
Bibliografia básica:
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